Hospital Regional de Sousa contabiliza mais de 37 mil atendimentos em seis meses

De janeiro a junho de 2019 deste ano, o Hospital Regional de Sousa (HRS), no Sertão paraibano, apresentou uma demanda de 37.169 atendimentos de urgência e emergência, nos eixos amarelo e vermelho, que compreendem aos públicos adulto, pediátrico, obstétrico e ortopédico. A maioria dos atendimentos está relacionada ao período sazonal de doenças respiratórias e arboviroses, principalmente no setor de pediatria, com 52%.

Os dados fazem parte de um levantamento elaborado pelo Núcleo de Assistência de Qualidade Hospitalar (NAQH), divulgados nesta segunda-feira (08).

No que se refere a internações, o hospital informa que foram 2.591 pacientes distribuídos nos setores de clínica médica, cínica cirúrgica, traumatológica, UTI, clínica obstétrica e pediátrica nos 85 leitos de internação, cuja taxa de ocupação média é de 90%.

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Foram realizadas 878 cirurgias, sendo 480 gerais, 298 ortopédicas, 100 de catarata, 1.600 pequenas cirurgias e 597 partos. “Além dos 597 partos, realizamos 382 testes do pezinho, 540 testes do coraçãozinho, 393 doses de vacina de hepatite B e 393 doses de vacina BCG. Ainda foram prestados os atendimentos de apoio e incentivo a amamentação e os serviços oferecidos pelo Posto de Coleta de Leite Humano”, diz a coordenação do (NAQH).

O hospital contabilizou no período 24.037 exames laboratoriais, 2.111 ultrassonografias, 6.957 radiografias, 378 tomografias, 567 eletrocardiogramas, entre outros como endoscopia, colonoscopia e ecocardiogramas.

Melhorias

MÁQUINA DE HEMODIÁLISE NA UTI A hemodiálise para pacientes que se encontra na UTI está sendo realizada a beira de seu leito, não sendo mais necessária a locomoção do paciente.

VISITA MÉDICA NA CLÍNICA CIRÚRGICA E UTI  Já existia a visita médica horizontal nos setores de clínica médica, clínica pediátrica e obstétrica e agora passa a funcionar na clínica cirúrgica e UTI. Esse método, possibilita que o médico diarista acompanhe o paciente desde a sua chegada na internação, evolução e alta.

SALA DA REDE CUIDAR – Um espaço voltado ao acompanhamento de recém-nascidos e crianças cardiopatas, sendo feito o segmento clínico com a pediatra da unidade via teleconferência com a cardiologista da rede.

CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA  Três caixas de água, cada uma com capacidade para 5.000 litros destinados ao Centro Cirúrgico, Central de Material de Esterilização (CME) e Clínica Médica.

AQUISIÇÃO DE ENXOVAL HOSPITALAR Buscando atender a grande demanda de procedimentos e pacientes e considerando que a lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes,. Trimestralmente o HRS realiza a aquisição de enxoval hospitalar (lençóis, kits cirúrgicos, toalhas e outros itens).

AMBULÂNCIA  Por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi adquirida uma ambulância de suporte avançado (USA), destinada ao transporte de pacientes que necessitam de cuidados móveis intensivos entra a rede hospitalar através de regulação.

CENTRO CIRÚRGICO Ativação de mais uma sala cirúrgica, totalizando 04 salas de cirurgias.

EQUIPAMENTOS  Foram adquiridos pela SES um desfibrilador para Área Vermelha, um bisturi elétrico para o Centro Cirúrgico e um aparelho de eletrocardiograma para o setor de emergência.

MONITORAMENTO DE TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS PACIENTES POR MEIO DO MÉTODO KANBAN – Ferramenta que possibilita monitorar o tempo de permanência de pacientes, buscando reduzir e ampliando a rotatividade dos leitos.

ALTA RESPONSÁVEL  Instrumento aplicado pelo médico responsável pela alta do paciente, no qual é preenchido com as informações mais importantes sobre o dinástico e procedimentos realizados na unidade, bem como, os cuidados que o paciente deve ter após a sua alta, viabilizado assim, que os demais níveis de atenção possam acompanhar o paciente e dar continuidade ao tratamento de saúde.

ACOLHIMENTO PARA PACIENTES DE INTERNAÇÃO O paciente e/ou acompanhante é acolhido no ato da intenção por uma assistente social que informará sobre as normas hospitalares para prevenção de infecções relacionadas a assistência a saúde, horários de visitas, normas para acompanhantes, dúvidas sobre a rotina da instituição. Também são realizadas a anamnese social e a identificação do acompanhante.

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE  Serviço fundamental no incremento da qualidade e segurança nos serviços de saúde para controle de incidentes, integração dos setores, articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente.

CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE  Para técnicos e farmacêuticos do laboratório, capacitação para o serviço de nutrição e dietética com o tema manuseio adequado de alimentos, capacitação para condutores do hospital, palestra na Semana de Enfermagem e Serviço Social e educação permanente de maneira individual. Todos esses serviços com planejamento pactuado para o próximo semestre.

PROJETO SEM SAÚDE MENTAL NÃO HÁ SAÚDE  Proposta de implementação do serviço de psicologia, visando ampliar os serviços já oferecidos a todos os pacientes internos, sendo estendido a todos os profissionais, oportunizando um espaço de convivência e acolhimento de suas demandas emocionais, auxiliando no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

DETALHAMENTO DOS ATENDIMENTOS DE JANEIRO A JUNHO DE 2019:

ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS – TOTAL: 37.169
Adulto: 11.414;
Pediátrico: 19.356;
Obstétrico: 3.137;
Ortopedia: 1.800;
Amarelo: 1.060;
Vermelho: 402.

INTERNAÇÕES – TOTAL: 2.591
Internações Clínica médica: 777;
Internações clinica cirúrgica: 636;
Internações pediatria: 368;
Internações obstetrícia: 680;
Internações UTI: 130.

CIRURGIAS – TOTAL: 878
Cirurgias eletivas: 363;
Cirurgias urgências: 117;
Cirurgia de catarata: 100;
Cirurgia de ortopedia: 298;
Pequenas cirurgias: 1.600.

PARTOS: 597

TESTE DO PEZINHO: 382

TESTE DO CORAÇÃO: 540

VACINAÇÃO RN BCG E HEPATITE B: 786

APOIO E DIAGNOSTICO
EXAMES LABORATORIAIS: 24.037;
TOMOGRAFIAS: 378;
ULTRASSONOGRAFIA: 2.111;
RAIO X: 6.957;
ENDOSCOPIAS: 45;
ELETROCARDIOGRAMA: 567.

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