De janeiro a junho de 2019 deste ano, o Hospital Regional de Sousa (HRS), no Sertão paraibano, apresentou uma demanda de 37.169 atendimentos de urgência e emergência, nos eixos amarelo e vermelho, que compreendem aos públicos adulto, pediátrico, obstétrico e ortopédico. A maioria dos atendimentos está relacionada ao período sazonal de doenças respiratórias e arboviroses, principalmente no setor de pediatria, com 52%.
Os dados fazem parte de um levantamento elaborado pelo Núcleo de Assistência de Qualidade Hospitalar (NAQH), divulgados nesta segunda-feira (08).
No que se refere a internações, o hospital informa que foram 2.591 pacientes distribuídos nos setores de clínica médica, cínica cirúrgica, traumatológica, UTI, clínica obstétrica e pediátrica nos 85 leitos de internação, cuja taxa de ocupação média é de 90%.
Leia mais: HRS atende 10 vítimas de acidentes automobilísticos no período de Carnaval
Foram realizadas 878 cirurgias, sendo 480 gerais, 298 ortopédicas, 100 de catarata, 1.600 pequenas cirurgias e 597 partos. “Além dos 597 partos, realizamos 382 testes do pezinho, 540 testes do coraçãozinho, 393 doses de vacina de hepatite B e 393 doses de vacina BCG. Ainda foram prestados os atendimentos de apoio e incentivo a amamentação e os serviços oferecidos pelo Posto de Coleta de Leite Humano”, diz a coordenação do (NAQH).
O hospital contabilizou no período 24.037 exames laboratoriais, 2.111 ultrassonografias, 6.957 radiografias, 378 tomografias, 567 eletrocardiogramas, entre outros como endoscopia, colonoscopia e ecocardiogramas.
Melhorias
MÁQUINA DE HEMODIÁLISE NA UTI – A hemodiálise para pacientes que se encontra na UTI está sendo realizada a beira de seu leito, não sendo mais necessária a locomoção do paciente.
VISITA MÉDICA NA CLÍNICA CIRÚRGICA E UTI – Já existia a visita médica horizontal nos setores de clínica médica, clínica pediátrica e obstétrica e agora passa a funcionar na clínica cirúrgica e UTI. Esse método, possibilita que o médico diarista acompanhe o paciente desde a sua chegada na internação, evolução e alta.
SALA DA REDE CUIDAR – Um espaço voltado ao acompanhamento de recém-nascidos e crianças cardiopatas, sendo feito o segmento clínico com a pediatra da unidade via teleconferência com a cardiologista da rede.
CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA – Três caixas de água, cada uma com capacidade para 5.000 litros destinados ao Centro Cirúrgico, Central de Material de Esterilização (CME) e Clínica Médica.
AQUISIÇÃO DE ENXOVAL HOSPITALAR – Buscando atender a grande demanda de procedimentos e pacientes e considerando que a lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes,. Trimestralmente o HRS realiza a aquisição de enxoval hospitalar (lençóis, kits cirúrgicos, toalhas e outros itens).
AMBULÂNCIA – Por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi adquirida uma ambulância de suporte avançado (USA), destinada ao transporte de pacientes que necessitam de cuidados móveis intensivos entra a rede hospitalar através de regulação.
CENTRO CIRÚRGICO – Ativação de mais uma sala cirúrgica, totalizando 04 salas de cirurgias.
EQUIPAMENTOS – Foram adquiridos pela SES um desfibrilador para Área Vermelha, um bisturi elétrico para o Centro Cirúrgico e um aparelho de eletrocardiograma para o setor de emergência.
MONITORAMENTO DE TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS PACIENTES POR MEIO DO MÉTODO KANBAN – Ferramenta que possibilita monitorar o tempo de permanência de pacientes, buscando reduzir e ampliando a rotatividade dos leitos.
ALTA RESPONSÁVEL – Instrumento aplicado pelo médico responsável pela alta do paciente, no qual é preenchido com as informações mais importantes sobre o dinástico e procedimentos realizados na unidade, bem como, os cuidados que o paciente deve ter após a sua alta, viabilizado assim, que os demais níveis de atenção possam acompanhar o paciente e dar continuidade ao tratamento de saúde.
ACOLHIMENTO PARA PACIENTES DE INTERNAÇÃO – O paciente e/ou acompanhante é acolhido no ato da intenção por uma assistente social que informará sobre as normas hospitalares para prevenção de infecções relacionadas a assistência a saúde, horários de visitas, normas para acompanhantes, dúvidas sobre a rotina da instituição. Também são realizadas a anamnese social e a identificação do acompanhante.
NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE – Serviço fundamental no incremento da qualidade e segurança nos serviços de saúde para controle de incidentes, integração dos setores, articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente.
CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE – Para técnicos e farmacêuticos do laboratório, capacitação para o serviço de nutrição e dietética com o tema manuseio adequado de alimentos, capacitação para condutores do hospital, palestra na Semana de Enfermagem e Serviço Social e educação permanente de maneira individual. Todos esses serviços com planejamento pactuado para o próximo semestre.
PROJETO SEM SAÚDE MENTAL NÃO HÁ SAÚDE – Proposta de implementação do serviço de psicologia, visando ampliar os serviços já oferecidos a todos os pacientes internos, sendo estendido a todos os profissionais, oportunizando um espaço de convivência e acolhimento de suas demandas emocionais, auxiliando no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
DETALHAMENTO DOS ATENDIMENTOS DE JANEIRO A JUNHO DE 2019:
ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS – TOTAL: 37.169
Adulto: 11.414;
Pediátrico: 19.356;
Obstétrico: 3.137;
Ortopedia: 1.800;
Amarelo: 1.060;
Vermelho: 402.
INTERNAÇÕES – TOTAL: 2.591
Internações Clínica médica: 777;
Internações clinica cirúrgica: 636;
Internações pediatria: 368;
Internações obstetrícia: 680;
Internações UTI: 130.
CIRURGIAS – TOTAL: 878
Cirurgias eletivas: 363;
Cirurgias urgências: 117;
Cirurgia de catarata: 100;
Cirurgia de ortopedia: 298;
Pequenas cirurgias: 1.600.
PARTOS: 597
TESTE DO PEZINHO: 382
TESTE DO CORAÇÃO: 540
VACINAÇÃO RN BCG E HEPATITE B: 786
APOIO E DIAGNOSTICO
EXAMES LABORATORIAIS: 24.037;
TOMOGRAFIAS: 378;
ULTRASSONOGRAFIA: 2.111;
RAIO X: 6.957;
ENDOSCOPIAS: 45;
ELETROCARDIOGRAMA: 567.
Leia também:
Com cebola na mão, MC Ventilador “tira onda” após o título da Copa América. “Chupa Neymar”
Seja doador: marido de médica sousense luta para encontrar medula óssea e ficar curado de um linfoma
Violência sem parar: jovem é morto a tiros na cidade de Sousa