Hospital Regional, UPA e SAMU se pronunciam sobre morte do estudante Wesley Feitosa

Procurados pelo Blog do Levi, na noite deste domingo (30), diretores de três unidades de saúde do município de Sousa, Sertão paraibano, que prestaram atendimento ao adolescente Wesley Rodrigues Feitosa, de 16 anos, deram informações sobre os atendimentos realizados nos últimos dias. Confira as notas de esclarecimento no final desta reportagem!

Após a morte do filho, o senhor Wellington Feitosa, pai de Wesley disse que esteve na UPA por duas vezes durante a semana, no Hospital Regional na noite de sábado (29) e acusou o SAMU de demora no atendimento deste domingo (30).

Ouça: 

Leia mais: Estudante de 16 anos morre de doença ainda desconhecida em Sousa, Sertão da PB

O estudante da Escola Normal José de Paiva Gadelha faleceu na tarde deste domingo (30) e a causa, até o momento, ainda é desconhecida. Segundo os médicos, há suspeitas de pneumonia, mas o corpo foi levado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em João Pessoa para saber a causa da morte.

O que dizem as unidades de saúde?

HRS – O paciente Wesley Feitosa foi atendido no sábado (29) por volta das 19 horas na Unidade Hospitalar pelo Médico Juan Natã. Foi realizado raio X, o qual foi sugestivo de pneumonia. Em seguida, o paciente foi medicado e prescrito antibióticos para tratamento e cuidados em domicílio.

Já neste domingo (30) chegou em parada cardio respiratória. A equipe médica realizou reanimação cardio pulmonar por 10 ciclos, porém sem sucesso. Como procedimento, o corpo foi encaminhado para o SVO para investigação da causa do óbito, uma vez que tenha sido de rápida evolução.

Apoliana Ferreira de Araújo – Diretora Administrativa do Hospital Regional

UPA – O paciente Wesley Rodrigues Feitosa, de 16 anos de idade, deu entrada na última sexta-feira (28) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aproximadamente às 6h20 com queixas de tosse seca e garganta inflamada. Ele foi auscultado e examinada a garganta, pois apresentava inflamação. Ainda foi aplicada a medicação e depois foi liberado com receita de anti-inflamatório e antialérgico, tendo em vista que uma das queixas do paciente era de que apresentava tosse seca há cerca de quatro dias.

No domingo (30), Wesley Feitosa retornou nas primeiras horas da manhã, após ter dado entrada na noite anterior no Hospital Regional e liberado com medicação prescrita com antibioticoterapia para tomar em casa, já apresentando tosse produtiva e dispneia (falta de ar). Após nebulização e uso de outras medicações necessárias para o caso clínico, o paciente teve melhora significativa e foi liberado, reforçando a necessidade do tratamento que havia sido prescrito na noite anterior pelo médico do HRS.

Alex Alves de Araújo – Diretor Administrativo da UPA

SAMU – Sobre o atendimento ao jovem Wesley Rodrigues, após ouvir as ligações no sistema, foi constatado que não teve demora no atendimento, ao contrário, o tempo de resposta foi rápido.

Informamos que a ligação foi feita por uma criança que logo em seguida passa para o pai, relatando que o filho desmaiou e logo após passa o telefone para a mãe, a qual informa o endereço.

Nas ligações deu para escutar o pai relatando que não iria esperar, levaria o paciente. No final da ligação é possível ouvir a mãe dizendo que estão colocando o paciente no carro.

Para o atendimento foi utilizada a Unidade de Suporte Avançada (USA), ambulância tripulada pelo médico, condutor e enfermeiro.

Por fim, informamos que a ligação foi recebida às 10h59. A saída da ambulância da base se registrou às 11h02 e a chegada ao local às 11h05.

Waleska Cristyna de Oliveira Pinto – Coordenadora Geral do SAMU

Leia também:

A operação Calvário e o recuo do mar

Mãe faz apelo para encontrar assassino do filho em Sousa: “denunciem anonimamente”

Lançado na Paraíba, aplicativo de consulta de preços dispõe de mais de 730 mil produtos