Passados 90 dias do afastamento determinado pela Justiça Federal, o empresário natural de Sousa, Sertão paraibano, Francisco Benevides Gadelha, conhecido como Buega Gadelha, reassumiu a presidência da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP). Ele é investigado da Operação Fantoche, que apura crimes como superfaturamento e desvio de verba em projetos e atividades promovidos pelo Sistema “S”.
A assessoria da FIEP confirmou a volta dele. Buega estava afastado da Fiep desde 20 de fevereiro deste ano, por decisão da Justiça Federal de Pernambuco. Quando a operação foi deflagrada, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no prédio da FIEP, em Campina Grande e na casa de Buega Gadelha.
A Operação Fantoche foi deflagrada em uma ação conjunta com a Polícia Federal, que investiga superfaturamento em contratos firmados pelo Sistema S e pelo Ministério da Saúde com a empresa Aliança Comunicação.
Os contratos firmados entre a Aliança Comunicação e as instituições ligadas à CNI teriam movimentado R$ 400 milhões de 2002 até agora e parte destes recursos teriam sido desviados, segundo investiga a operação.
Leia também:
ÁUDIO! Denúncias de aluno “drogado” e agressão a conselheiro tutelar em Sousa serão apuradas pelo MP
A Xeque-mate catou Catão por favorecer shopping. Conselheiro do TCE-PB nega
G1PB