O governador João Azevêdo (PSB) dedicou a noite deste sábado (11) para promover as ações do Orçamento Democrático na cidade de Pombal, Sertão da Paraíba, mas ao chegar, se deparou com uma cobrança nada desejável, por meio de um outdoor fincado no quilômetro 407, da BR 230.
A peça publicitária continha o seguinte recado: “Governador João Azevedo. Bem-vindo a Pombal. O Governo do Estado deve mais de 4 milhões de reais a UPA, Samu e Farmácia Básica. A Saúde de Pombal necessita desses mais 4 milhões urgente. Samu (R$ 340 mil), UPA (R$ 3,2 milhões) e Farmácia Básica (R$ 216.922,76), em valores atualizados até abril de 2019”.
Leia mais: MP denuncia ex-prefeita de Pombal por crime de responsabilidade
Por essa cobrança pública João Azevêdo, com certeza, não esperava.
O município de Pombal é administrado pelo prefeito Abmael de Sousa Lacerda (Dr. Verissinho – PMDB).
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado se pronunciou sobre o fato. Confira:
Sobre declaração veiculada em outdoor no município de Pombal neste fim de semana onde afirma que: “o Governo do Estado deve mais de R$ 4 milhões referente Samu, UPA e Farmácia Básica”, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que:
Não é verdadeira a afirmativa de que o Governo da Paraíba deve R$ 4 milhões referente ao repasse de 25% para manutenção dos programas Farmácia Básica, SAMU e UPA;
O governo da Paraíba mantém, inteiramente com recursos próprios, o Hospital Regional Senador Rui Carneiro, em Pombal, com custeio médio anual de R$ 14,8 Milhões. O Hospital Regional de Pombal realizou 101.332 atendimentos, 2838 cirurgias e 817 partos em 2018;
Na Paraíba, diferente dos outros estados do país, todos os 223 municípios são gestores plenos da Saúde. Isso quer dizer que eles recebem, direto do Ministério da Saúde os recursos da saúde, inclusive os procedimentos realizados nos hospitais de gestão estadual. Isso faz do Governo da Paraíba prestador de serviços de saúde nesses municípios;
O Município de Pombal se negou, por alguns anos, a assinar o PCEP (Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos), ou seja, ele não repassa ao governo do Estado o montante recebido do Ministério da Saúde dos procedimentos realizados no Hospital Regional de Pombal. Tal valor supera os R$ 3,3 Milhões de Reais, referente a 57 meses onde não houve repasse da Prefeitura Municipal de Pombal para a Secretaria de Estado da Saúde;
A Lei Estadual Nº 10.454 DE 23 DE ABRIL DE 2015 que Dispõe sobre a Contrapartida Estadual regular e automática de recursos financeiros do Fundo Estadual de Saúde para o Programa de Assistência Farmacêutica – Farmácia Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 e Unidade de Pronto Atendimento -UPA 24h, no Art. 8º afirma: Fica o Governo do Estado desobrigado a realizar a Contrapartida Estadual nos casos onde o ente municipal não estiver com o Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP) devidamente assinado.
Leia também:
Sousa Esporte Clube terá carro leiloado pela justiça para pagamento de dívida com o INSS
Após intervenção de prefeito e deputada, TRT deve rever fechamento da Vara do Trabalho em Cajazeiras
Mudança geral: comandos de batalhões da PM de Sousa e outras cidades do Sertão são exonerados