Cansada de esperar pela Prefeitura, comunidade se une para reformar sangradouro de açude na região de Sousa

Na ausência do poder público, moradores do município de Vieirópolis, na região de Sousa, Sertão paraibano, se uniram e deram um exemplo de cidadania, após décadas de espera para que o sangradouro de um açude localizado no sítio Umburana de Cima pudesse ser reformado.

A população resolveu por conta própria, angariar recursos para a execução do serviço. Ao todo, foram arrecadados areia e cerca de 150 sacos de cimento.

Leia mais: E haja água! Volume do açude de São Gonçalo, em Sousa, passa de 50%

Imagem da fase inicial da obra

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Andrade havia apresentado um requerimento no dia 28 de fevereiro de 2017 solicitando a reforma.

“Esta obra era um sonho antigo da população de Umburana de Cima. Quero agradecer e parabenizar aos empresários, aos crediaristas que trabalham no estado do Maranhão, aos filhos ausentes e ao povo das comunidades de Umburana de Cima e de Baixo. A Prefeitura dispôs apenas das máquinas e da brita”, disse.

O açude foi construído em 1981 pelo então prefeito de Sousa, Sinval Gonçalves Ribeiro e tinha como secretário de Obras, José Queiroga de Melo. Na época o custo da obra foi orçado em CR$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil cruzeiros).

Leia também:

Carnaval fora de época: Sousa Folia Original é cancelado em Sousa, Sertão da PB

De cara nova: conta de energia vira boleto bancário

Anunciadas as atrações do São João de Sousa. Confira a relação!

Com informações de Abdias Duque de Abrantes, jornalista, advogado e servidor público