Na ausência do poder público, moradores do município de Vieirópolis, na região de Sousa, Sertão paraibano, se uniram e deram um exemplo de cidadania, após décadas de espera para que o sangradouro de um açude localizado no sítio Umburana de Cima pudesse ser reformado.
A população resolveu por conta própria, angariar recursos para a execução do serviço. Ao todo, foram arrecadados areia e cerca de 150 sacos de cimento.
Leia mais: E haja água! Volume do açude de São Gonçalo, em Sousa, passa de 50%
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Andrade havia apresentado um requerimento no dia 28 de fevereiro de 2017 solicitando a reforma.
“Esta obra era um sonho antigo da população de Umburana de Cima. Quero agradecer e parabenizar aos empresários, aos crediaristas que trabalham no estado do Maranhão, aos filhos ausentes e ao povo das comunidades de Umburana de Cima e de Baixo. A Prefeitura dispôs apenas das máquinas e da brita”, disse.
O açude foi construído em 1981 pelo então prefeito de Sousa, Sinval Gonçalves Ribeiro e tinha como secretário de Obras, José Queiroga de Melo. Na época o custo da obra foi orçado em CR$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil cruzeiros).
Leia também:
Carnaval fora de época: Sousa Folia Original é cancelado em Sousa, Sertão da PB
De cara nova: conta de energia vira boleto bancário
Anunciadas as atrações do São João de Sousa. Confira a relação!
Com informações de Abdias Duque de Abrantes, jornalista, advogado e servidor público