VÍDEO! “Cartão postal” do Bolsa Família: fome volta a município do Sertão da Paraíba

O município de Pombal, no Sertão da Paraíba, foi destaque em um uma reportagem especial produzida pela Agência Pública, intitulada “A volta da fome no Sertão da Paraíba”.

A matéria retrata a atual situação de pobreza extrema no município e intitula a cidade como “ex-cartão-postal do Bolsa Família”, entre 2010 e 2015, aliava programas sociais com o desenvolvimento de política de geração de emprego e renda.

“Ex-cartão-postal do Bolsa Família cidade de Pombal lida com a redução dos programas sociais e com a miséria que retorna aos lares; ali, o futuro ficou no passado”, convida o texto de autoria da jornalista Hévilla Dantas, produzido a partir de um Concurso de Microbolsas de Reportagem Fome, realizado pela Agência Pública em parceria com a Oxfam Brasil.

Confira o vídeo da reportagem:

A matéria traz o depoimento de muitos moradores da cidade e lembra que ela já foi escolhida pela ONU para representar os municípios brasileiros na 70ª Assembleia Geral, que ocorreu em Nova York em setembro de 2015, como exemplo de desenvolvimento social e superação da pobreza.

Leia mais: Quem será? Apostador da região de Pombal acerta 15 números na loteria e ganha R$ 1 milhão

“Na época, a então prefeita Pollyana Dutra (PSB) representou a cidade como um exemplo global de boas práticas. Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) escolheram Pombal por ser o município brasileiro que chegou mais próximo de atingir os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entre eles reduzir a pobreza e atingir o ensino básico universal”, diz o texto.

Clique AQUI e confira a reportagem na íntegra 

A reportagem conta ainda que “um dos principais motores daqueles anos de glória foi a capacitação promovida para os beneficiários do Bolsa Família. Muitos começaram a investir no próprio negócio, mais que dobrando o número de microempreendedores, de 283 em 2013 para 736 em 2014, segundo o IGBE.

Leia também: VÍDEO! Ex-prefeita afirma que prefeito de Pombal falhou ao privatizar festa da cidade cercando uma praça

Pública