Presidente da FIEP se entrega à Polícia Federal em Brasília

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Buega Gadelha, se entregou à Polícia Federal em Brasília na tarde desta terça-feira (19). Um mandado de prisão temporária contra ele seria cumprido pela PF em Campina Grande durante uma operação que investiga um esquema de corrupção envolvendo um grupo de empresas sob o controle de uma mesma família que vem executando contratos por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S.

Além desse, também são cumpridos três mandados de busca e apreensão na Paraíba. A PF, por meio da Operação Fantoche, estima que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões. O mandado contra Buega Gadelha foi o último a ser cumprido.

A assessoria da FIEP havia informado, em nota, que Buega Gadelha estava cumprindo agenda em Brasília e que iria se apresentar às autoridades na quarta-feira (20), em Recife. Porém, ele se entregou antes do previsto. “O Sistema Indústria da Paraíba está tranquilo e sem qualquer receio”, diz a nota.Buega também é um dos vice-presidentes executivos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), representando a região Nordeste.

Segundo a PF, o presidente Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, foi preso em São Paulo. Também foi preso o empresário Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, um dos donos da Aliança Comunicação – empresa responsável pelo São João de Campina Grande desde 2017.

G1PB