Últimas chuvas fazem nível do açude de São Gonçalo aumentar 61 centímetros em 48 horas

As chuvas registradas nas últimas 48 horas no município de Sousa e em outras cidades da região localizada no Alto Sertão da Paraíba, causaram um efeito bastante positivo para o acúmulo de água no açude de São Gonçalo, distante a 12 km da “Cidade Sorriso“. Devido as últimas chuvas caídas na região, o nível aumentou em 61 centímetros.

Leia mais: VÍDEO e FOTOS! Chuva de 170 mm transborda Canal do Estreito, inunda ruas e invade casas em Sousa

De acordo com informações do DNOCS, em milhões, o volume do manancial, extraído na manhã deste domingo (17), é de 15.625.200 metros cúbicos de água. Até a última sexta, dia 15, a cota estava em cerca de 13.948.920 metros cúbicos, ou seja, um acréscimo de 1.825.200 metros cúbicos.Técnicos do DNOCS explicaram que isso acontece porque as águas que transbordam de açudes e rios afluentes, principalmente do distrito de Gravatá, em São do Rio do Peixe, Nazarezinho e região, desembocam diretamente em São Gonçalo.

O principal reservatório de abastecimento das cidades de Sousa, Marizópolis e Nazarezinho tem capacidade para 44.600.000 metros cúbicos.

Lentidão nas obras

Obras, embora atrasadas, estão sendo realizadas para que o açude de São Gonçalo receba as águas da Transposição do Rio São Francisco.Leia também: Atraso por falta de pagamento: MP realiza reunião sobre andamento das obras do açude de São Gonçalo