Agricultores de Sousa e outros municípios do Sertão preparam terreno para o plantio de algodão orgânico

Agricultores familiares das regiões de Sousa, Patos, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e do Vale do Piancó iniciaram o preparo de terreno para o plantio de algodão orgânico branco. Nessas regiões, foram cadastrados 178 produtores em uma área de 218,7 hectares. No mês de abril, a previsão é de que a distribuição de sementes se estenda pela região de Areia, Guarabira, Campina Grande, Solânea, Picui e Itabaiana onde ocorre a seleção dos produtores e tem início o período de chuvas.

O Programa Algodão Paraíba executado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, como nos três anos anteriores, conta com uma parceria com a Embrapa Algodão, Norfil S/A Indústria Têxtil, Veja Fair Trade e a Cooperativa de Produção Têxtil Afins do Algodão (Coopnatural).Os agricultores selecionados recebem sementes oferecidas por essas empresas parceiras e têm a garantia de compra com preço fixado em R$ 2,40 o quilo em rama, além de contar com o assessoramento técnico por parte da Empaer.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, lembrou que o sucesso do algodão orgânico cultivado em diversos municípios paraibanos, pelas vantagens de comercialização com mercado e preço garantidos, está despertando o interesse de agricultores familiares para o cultivo desta cultura que já foi uma das principais atividades agrícolas da Paraíba.No encontro com os agricultores de Itaporanga, no Vale do Piancó, representando a Veja Fair Trade, Isao Itahashi, responsável pela empresa no Brasil, além da engenheira agrônoma Valdenira Rodrigues e outros colaboradores, destacou os diversos fatores que podem agregar valor de mercado ao algodão, como foi lembrado, principalmente a partir da organização dos agricultores com a formação de uma associação com a finalidade de unir forças para realizar o beneficiamento da produção.

Na oportunidade, foi exposto pelo parceiro comercial o potencial do mercado internacional para um produto de qualidade, oriundo de fontes sustentáveis. Atualmente, no município, existem três grupos de produção, em localidades rurais que, juntos, em 2018, atingiram o volume de produção de um pouco mais de 10 toneladas de algodão em rama, com a perspectiva de ampliar este número para a safra de 2019.

Secom PB