Nota 3,89: Sousa é a pior no ranking de transparência. Guarabira é a melhor

A Paraíba ficou em 19º lugar na lista da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. A nota, que vai até 10, foi de 7,42. A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017).

No Estado, foram avaliadas as 10 maiores cidades. Guarabira foi a melhor colocada, com uma pontuação de 8,51. O último lugar foi de Sousa, no Sertão paraibano com 3,90. Clique AQUI para ver o estudo completo.

Última colocada, a cidade de Sousa não divulgou informações como telefone, situação/status de licitação, entre outras. Já na transparência passiva, o Ministério da Transparência encontrou dificuldade nos seguintes pontos: alternativa de envio de pedidos de acesso à informação de forma eletrônica e vários outros apontados.

As outras cidades da Paraíba que aparecem na lista são: João Pessoa (7,99), Cabedelo (7,63), Sapé (6,99), Campina Grande (6,70), Cajazeiras (6,00), Bayeux (5,76), Patos (5,60) e Santa Rita (5,39).

A EBT – Avaliação 360°, diferentemente das três edições anteriores, traz uma inovação na sua metodologia. A principal diferença é que além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa.

Leia também:

Avaliação do TCE aponta que Governo Tyrone II é de baixo nível e ocupa a 139ª posição na Paraíba

VÍDEO! Obras da Prefeitura de Sousa apresentam uma enxurrada de pendências, aponta TCE. Prefeito se diz surpreso 

Portal Correio