Onda planetária de energia: chuvas devem chegar a Sousa, Cajazeiras, Pombal e Patos

A “onda planetária de energia”, atingiu o Nordeste aproximadamente no último dia 22 e deve continuar provocando chuvas isoladas na região até o próximo dia 10 de dezembro, quando uma nova onda, agora com sinal negativo para chuvas deverá atingir o Nordeste.

Relembre: Previsão: chuvas isoladas para novembro e dezembro, enquanto para janeiro, chuvas de até 200 milímetros

Essa é a afirmação do físico e meteorologista Rodrigo Cezar Limeira. Ele acrescentou que dessa forma, municípios como Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal e várias outras cidades do Sertão da Paraíba poderão registrar chuvas nos próximos dias.

O estudioso pontua que o final de dezembro e os primeiros dias de janeiro deverão registrar a chegada de uma outra onda de energia, novamente com sinal positivo para chuvas, e que deverá provocar precipitações acima da média em janeiro no interior paraibano.

Onda Planetária de Energia – Rodrigo Limeira explicou que as chuvas isoladas em alguns momentos, e esparsas em outros, registradas especificamente no interior da Paraíba desde a semana passada têm a contribuição de umidade das “Frentes Frias” que estão atuando essa época no sul da Bahia. “O El Niño que está em formação já mostra seus sinais na atmosfera do semiárido através dos registros desde outubro, de temperaturas do ar acima da média”, disse.

Limeira acrescentou que com a interação entre calor intenso e umidade, a região semiárida vem registrando chuvas significativas em pontos isoladas nos últimos dias.

“Há outro componente importante que está intensificando essas chuvas, fazendo elas perdurarem durante vários dias seguidos: a chegada de uma ‘Onda Planetária de Energia’, caracterizando o fenômeno de Oscilação 30-60 dias sobre as regiões Norte e Nordeste do país”, finalizou.

Ciência em Foco