Quatro candidatos ao Governo da Paraíba nas Eleições 2018 participaram do debate nas TVs Cabo Branco e Paraíba, na noite desta terça-feira (2). Durante cerca de 2 horas, os candidatos apresentaram propostas para áreas como saúde, educação e segurança.
Mediado pelo jornalista Ernesto Paglia, o debate foi realizado no estúdio da TV Cabo Branco, em João Pessoa. Participaram os candidatos (em ordem alfabética): João Azevêdo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV) e Tárcio Teixeira (PSOL).
Participaram do debate os candidatos aptos, de acordo com o que é definido na legislação, ou seja, aqueles dos partidos ou coligações que têm pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional ou que pontuaram mais de seis pontos na última pesquisa Ibope.
O debate teve cinco blocos, sendo o primeiro e o terceiro com temas livres e o segundo e o quarto com temas que foram determinados na hora do debate pelo mediador, por sorteio. O último bloco foi destinado para as considerações finais de cada candidato.
Os candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, 2 minutos para as respostas, 1 minuto e 15 segundos para réplica e 1 minuto e 15 segundos para tréplica. No quinto e último bloco, cada candidato teve 2 minutos para fazer as considerações finais.
Considerações finais dos candidatos, na ordem do sorteio:
Tárcio Teixeira (PSOL): “Amanhã eu estarei às 7h da manhã no mercado central com o meu contracheque. Espero que o candidato do governo aceite o desafio e leve os contracheques dele, o contracheque dos professores. Eu não sou de palavra fácil nem de vida fácil, eu saí do meu Sertão. Minha mãe ficou viúva ainda aos 20 anos de idade, eu tinha 3 anos e minha irmã 2 meses. Eu aos 14 anos tirei minha carteira de trabalho para fazer o meu curso de mecânica de auto no SENAI, paguei parte da minha faculdade vendendo cachorro-quente. Hoje eu sou assistente social do Ministério Público da Paraíba, trabalho na promotoria de saúde, vivendo diretamente as necessidades e a demanda do povo. Hoje eu sou candidato a governador da Paraíba por entender que o nosso estado precisa enfrentar privilégios e transformar a nossa realidade enquanto povo. Tenho muita alegria de fazer parte da coligação “construir o poder popular” com os companheiros do PCB, da UP, e Psol. De ter Adjane Simplício como companheira e amiga, de ter Guilherme Boulos e Sonia Guajajara como os nossos candidatos a Presidente da República no 50. De poder votar no 50 para deputados e deputadas estaduais e federal. De ter a certeza de que, assim como nós, você quer essa transformação. Você que não tem partido mas quer ser parte desse processo, que tem coragem, que tem vontade, que tem esperança, que lutou e luta, assim como nós, contra o golpe contra o bando de Temer pelo “ele não”, que assim como nós vai seguir sem medo de mudar a Paraíba, que vai voltar Tárcio governador 50. Forte abraço e até domingo”.
Lucélio Cartaxo (PV): “Quero agradecer à TV Cabo Branco, quero agradecer à TV Paraíba pela condução brilhante do debate. Desejar um boa noite a todos que estão em casa nos assistindo agora na Paraíba inteira, de Cabedelo a Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, todos que estiveram conosco nesta data. Agradecer a presença de nós candidatos também e dizer que eles são escolha. Eleição é rumo de caminhos e nós iremos pedir o voto a você no 43, para que no próximo domingo a gente possa olhar para o futuro, a esperança. Nós temos aqui dois candidatos que já tiveram sua oportunidade. Um governou por 10 anos e os problemas continuam de maneira muito forte no estado, o outro representa um governo que está encerrando um ciclo de 8 anos. Nós queremos a oportunidade para fazer mais, olhar para o futuro, não olhar para o passado. Vou fazer o governo próximo das pessoas, vou fazer um governo para os 223 municípios. O menor município vai ter o mesmo valor do maior município. Ser um governador presente, não vou fazer política de gabinete. Minha força de vontade, da minha determinação, da minha experiência política. Estou preparado, para fazer mais pela população. Entre as questões políticas e as questões de interesse maior da população, iremos optar sempre pelo interesse maior da população. É assim que se faz política, acreditando que ainda é através da boa política que a gente transforma para melhor a vida do nosso povo e assim será a partir de janeiro de 2019. Teremos o governador que vai trabalhar muito para ser um governo que vai ter trabalho, resultado e diálogo para melhorar a vida da população. Não vai nos interessar se o gestor é aliado ou não politicamente. Por trás de um gestor, de um prefeito, de uma prefeita, existe uma população muitas das vezes carente, que quer a união, a presença do poder público estadual. Vamos gerar emprego nesse estado, vamos ter uma saúde mais próxima da população, vamos investir em educação. É dessa maneira, fazendo mais, que peço oportunidade a vocês no 43 no próximo domingo”.
José Maranhão (MDB): “Vou fazer um governo para o desenvolvimento econômico e social da Paraíba. Vamos acabar com esse clima de insegurança pública, isso não pode continuar na Paraíba, sobretudo no governo que ainda candidato prometia resolver isso aí em meses. Essa questão continua cada vez mais grave, a segurança é importante, mas é importante também restabelecer a paridade dos militares que ao se aposentarem perdem quase 50% de sua remuneração, de seu soldo. Não só os militares, mas os civis também. Vamos trabalhar pelo desenvolvimento da Paraíba. Quando deixei o governo, no final do governo, saí com aprovação de 86%, sendo considerado à época o governador que teve maior aprovação do seu estado. Vamos cuidar da saúde para as coisas fluírem naturalmente nos consultórios, nos ambulatórios e nos internamentos hospitalares, e não um paciente ficar com a perna quebrada, com o fêmur quebrado, esperando quatro, cinco meses no sofrimento que, às vezes, leva ao óbito. Queremos melhorar essa situação e vamos acabar também com a excrescência que está matando sobretudo as pequenas e médias empresas, a cobrança antecipada do imposto. Não há necessidade de se fazer isso desde que o estado tenha um efetivo controle de suas finanças. Venho pedir o voto do querido amigo, essa luta de Davi contra Golias está provando a fibra dos paraibanos, a solidariedade que tenho recebido. Peço seu voto para assumir todas essas responsabilidades”.
João Azevêdo (PSB): “Boa noite para todos que nos assistiram até agora, quero saudar todos que compõem esse sistema de comunicação e dizer que, diferentemente de um discurso raivoso, eu acho que o meu discurso é de esperança. É ter certeza que essa Paraíba construída até agora, essa nova Paraíba pelo companheiro Ricardo Coutinho, ela terá continuidade a partir de 2019. Eu quero ser governador, sim, porque eu sei que é possível implementar o Saúde Já, o programa de urgência e emergência para todo estado. Porque eu sei que é impossível construir o Centro de Convenções de Campina Grande, eu sei sim que é possível implantar o VLT lá em Campina Grande, eu sei sim que é possível implantar o Giramundo na UEPB, eu sei que será possível implantar o Primeira Chance, que é um programa que vai gerar emprego para os alunos que saem das 47 escolas técnicas que nós implantamos. Eu sei sim que é possível implementar dois novos batalhões e duas áreas de segurança integrada nesse estado, eu sei que é possível sim implementar programas de parceria para mobilidade urbana para fazer as obras que muitas vezes governos incompetentes, como os de João Pessoa e Campina Grande, não fazem pela sua cidade. Eu sei sim que é possível continuar avançando e mudando a vida de tantas pessoas. Ao povo da Paraíba, eu peço humildemente, vamos dar continuidade. Vamos no dia 7 de outubro fazer com que a Paraíba continue independente. Vote no 40, uma chapa formada por mim, formada pela companheira Lígia Feliciano, pelo deputado federal e candidato ao Senado Veneziano Vital do Rêgo e pelo deputado federal e candidato também ao Senado, nosso Reverendo Luiz Couto. Assim nós continuaremos fazendo a Paraíba continuar feliz. Um abraço e boa noite a todos”.
G1PB