Ex-vereador constata que reforma de PSF na zona rural de Sousa está a “passos de tartaruga”. Secretária de Saúde rebate

O Posto de Saúde da Família do Sítio Curralinho, no município de Sousa, Sertão paraibano, está em reforma desde o início deste ano. Há apenas um trabalhador cuidando do serviço que segue lento e sem previsão de ser concluído.

A constatação foi feita neste domingo (16) pelo ex-vereador Everaldo Marques, o conhecido Toró. Segundo ele, os moradores informaram que o atendimento está sendo feito em outra localidade, há cerca de quatro quilômetros de distância.

“A passos de tartaruga. Não anda. Comunidade sofrendo, tem que sair daqui para a Malhada da Pedra”, denunciou Toró que gravou um vídeo. Ele falou também que alguns moradores ainda disseram que o motorista do carro disponibilizado pela Prefeitura para conduzir os pacientes “vai quando quer”.

Assista ao vídeo:

No dia 15 de agosto deste ano, várias pessoas da localidade denunciaram a demora na conclusão da obra durante participações por telefone e aplicativos de mensagens enviadas ao programa Cidade Notícia, da Líder FM.

Na oportunidade, foi dito que salas de aula e quartos e alpendres de casas, eram improvisados para o atendimento da equipe médica. Dias depois, os serviços foram suspensos pela Secretaria de Saúde.

O outro lado

Procurada pela reportagem, a Secretária de Saúde disse que a obra está sendo executada por cinco trabalhadores e não um como afirmou o ex-vereador. Em relação ao transporte, ela falou que dois veículos conduzem os pacientes para o atendimento médico e de enfermagem na Malhada da Pedra.

Amanda Silveira também questionou a falta de atuação de Toró na gestão anterior. “Ele nunca reivindicou nenhuma pá de cal para o posto”, disse. A gestora ainda criticou o político por não reivindicar em prol do campo de futebol, da escola e pela recuperação de estradas.