Os médicos sousenses Wostenildo Crispim e Cícero Ludgero protagonizaram nesta sexta-feira (14) a primeira cirurgia oncológica no Hospital do Bem, recentemente inaugurado no Sertão paraibano. A unidade de Saúde está instalada na cidade de Patos, em uma área anexa ao Hospital Regional Janduhy Carneiro e atende casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pele.
O procedimento para tratar de um câncer de endométrio, durou cerca de quatro horas em atendimento a paciente Marli Alves da Silva, de 66 anos, moradora do município de São Mamede. Segundo boletim da enfermagem, após a cirurgia, a paciente foi encaminhada para a enfermaria do hospital e encontra-se em observação de pós-operatório, com quadro estável.
Além dos dois cirurgiões oncológicos, participaram da cirurgia, a anestesista Larissa Coelho, o instrumentador, Adeilson Souza, a enfermeira, Hortência Gomes, e a técnica de Enfermagem, Ana Borges.
Sobre a doença
Normalmente o câncer de endométrio é detectado rapidamente pois causa um sangramento vaginal anormal, fazendo com que as mulheres procurem os seus médicos para verificar a origem do problema.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de endométrio é o sexto tipo mais comum de câncer em mulheres no mundo.
Antes dele, os cânceres mais comuns em mulheres são: câncer de mama (25,2%), câncer de intestino (9,2%), câncer de pulmão (8,7%), câncer de colo do útero (7,9%) e câncer de estômago (4,8%).