SERTÃO: começa colheita do caju do programa de revitalização em Bernardino Batista

As chuvas ocorridas no tempo apropriado possibilitaram o êxito do Programa de Revitalização da Cultura do Caju, no município de Bernardino Batista, no Sertão paraibano, com a colheita da primeira safra do plantio de 10.500 mudas por 50 famílias agricultoras de 13 comunidades rurais.

O programa é executado em parceria com a Prefeitura local, e foi lançado em Bernardino Batista, a partir de parceria para a produção de mudas e assistência técnica oferecida pela Emepa e Emater. Outros municípios têm manifestado interesse em participar da revitalização da cultura que garante desenvolvimento sustentável e geração de renda familiar.

A região tem um grande potencial para a cultura do caju e a proposta é fazer a revitalização com acompanhamento técnico visando proporcionar postos de trabalho e renda para as famílias beneficiárias.

A partir de um convênio, a Emepa produziu 10.500 mudas de caju CC-76, colocou pesquisadores e técnicos agrícolas para ministrar palestras e treinamentos aos agricultores familiares beneficiados acerca de tecnologias de cultivo da cultura do caju.

As comunidades rurais beneficiadas são do Alto de Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egídio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre.