VACINAÇÃO: Ministério da Saúde emite alerta a Sousa e Secretaria de Saúde “corre atrás” do prejuízo

A Secretaria de Saúde do município de Sousa recebeu essa semana, um alerta do Ministério da Saúde, por não ter atingido a meta de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em crianças de até cinco anos de idade. O ofício está assinado por Osnei Okumoto, secretário de Vigilância em Saúde em Brasília-DF.

Clique no link a seguir e confira o documento na íntegra: Alerta_Minsitério da Saúde_Vacinação Sarampo

A campanha termina nesta sexta-feira (31) em todo país e até agora apenas 53% das crianças foram vacinadas no município de Sousa. Como providência para tentar alcançar o índice de 95%, um segundo Dia D será realizado neste sábado (1º), das 8h às 17h00 na cidade de Sousa como forma de “correr atrás” do prejuízo.

A secretária Amanda Silveira informou que os agentes de saúde estão sendo mobilizados para orientar os pais no sentido de levar as crianças aos postos de saúde. Já a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Andressa Dantas avisou que esquipes de enfermagem estarão atendendo na Secretaria de Saúde, na Policlínica e nos PSFs da zona urbana.

Ouça áudio da Secretária Municipal de Saúde sobre o segundo Dia D de vacinação em Sousa: 

Importante saber

No Brasil, depois do sarampo ter sido eliminado em 2016, já foram confirmados 1.428 casos, em oito estados, com a ocorrência de sete óbitos em crianças até cinco anos.

O Brasil já está com a transmissão da doença no território nacional há mais de 90 dias, o que coloca toda a região das Américas em risco de perder a Certificação da Eliminação do Sarampo.