Prefeitura de Sousa alega que não tem dinheiro para chamar concursados, mas quer aumentar gratificações de comissionados e criar cargos

Para tentar convencer o Tribunal de Justiça da Paraíba em uma ação que determina a demissão de servidores contratados e a posse de funcionários aprovados em concurso público, a defesa do prefeito Fábio Tyrone Braga (PSB) entre outros pontos, argumenta que a Prefeitura de Sousa não dispõe de recursos para saldar a despesa.

Trecho da defesa do Município de Sousa em Agravo de Instrumento Nº: 0803459-56.2018.8.15.0000

Leia mais: Aumento de gratificações e criação de cargos pelo prefeito de Sousa são para abrigar “derrotados”, diz vereador 

O fato causou reação de sindicalistas. Rodrigo Batista que preside o Sindicato dos Agentes de Trânsito disse que essa situação demonstra uma grande contradição. “Não tem dinheiro para empossar os concursados, mas tem dinheiro para reajustar salários dos comissionados”.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde também se indignou. Rafael Marques lamentou as ações invertidas do prefeito e lembrou que uma semana antes da matéria chegar a Câmara, esteve com o prefeito no gabinete pedindo aumento para os efetivos, mas a resposta foi que não podia conceder devido ao período eleitoral e ao limite de gastos com pessoal.

658 contratados e 176 comissionados

De acordo com dados do Tribunal de Contas, com base do mês de junho deste ano, a Prefeitura de Sousa conta com 2.389 servidores. Desse total, 658 são contratados por excepcional interesse público e 176 estão na condição de comissionados.

O concurso realizado pela Prefeitura de Sousa em 2014 tem validade até o próximo dia 19 de setembro.