O Tribunal de Contas da Paraíba encontrou falhas na aquisição de medicamentos pela Prefeitura de Sousa e nesta semana, emitiu um alerta ao prefeito Fábio Tyrone Braga (PSB), em conformidade com o entendimento técnico contido no Relatório de Acompanhamento da Gestão.
Segundo o relatório em seu item F, existem falhas verificadas na aquisição de medicamentos, conforme evidencia o Painel “Medicamentos” no portal do TCE-PB na internet, com destaque para o alto índice de omissão de lote nas notas fiscais, devendo o gestor municipal empreender esforços para evitar as falhas apresentadas no painel (omissão de lote, produtos vencidos ou muito próximo da validade etc) – item 10.0.2 do relatório de acompanhamento de gestão municipal.
São eles: Captopril 25 mg, Carbonato de Cálcio 500 mg, Insulina Humana regular 10 ml solução injetável, Levotiroxina sódica 175 mcg, Mebendazol 100 mg e Permanganato de potássio 100 mg.
Procurada pelo Blog do Levi, a diretora da Farmácia Básica explicou que de todos os medicamentos em estoque há apenas seis tipos que estão com prazo de validade para se vencer nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.
Claudenir Oliveira, conhecida como Linda, disse também que esta norma do Tribunal de Contas é nova e que esses medicamentos já foram retirados das prateleiras da Farmácia Básica. “A população não terá prejuízo, pois novas unidades serão adquiridas”. Finalizou.